top of page

O Fórum “Influências da Cultura Cigana na formação social brasileira e a necessária inclusão de seus valores na Educação, Bibliotecas e Centros de Cultura” se configura como o primeiro evento no Brasil que tratará sobre a inclusão de valores das etnias ciganas no âmbito da Educação e Biblioteca. O evento integra o projeto do grupo de pesquisa Brazil Multicultural intitulado Inclusão de valores sociais às comunidades Quilombolas, Indígenas, Ciganas e LGBT pelo acesso aos bens culturais e bibliotecas públicas do Brasil, coordenado pelo professor da Escola de Biblioteconomia Eduardo da Silva Alentejo. A natureza humanística do curso de Biblioteconomia da UNIRIO, o primeiro da América Latina e o terceiro do mundo a existir, se baseia em sua longa tradição de inclusão de valores sociais e de cidadania na formação do bibliotecário. Marca evidente no corpo docente do curso, do atual e daqueles que os antecederam, tal como se destaca a Professora Maria Tereza Reis Mendes; homenageada na abertura do evento. Durante o evento, os palestrantes discorrerão sobre questões relacionadas aos valores e a necessária inclusão das comunidades ciganas no plano da Educação, Bibliotecas e instâncias culturais. Subsídios apropriados para as análises sobre: como valores das comunidades ciganas têm sido incluídos no plano da Educação e Centros de Cultura nacionais? Como a Biblioteca Pública brasileira pode mediar as relações de inclusão de valores dos povos ciganos? Como produto final do evento, avaliaremos a noção de bibliotecas para todos no Brasil em vias de ser concretizada. Na solenidade de abertura, marcada para o dia 23, às 14h30, temos a confirmação da presença da Sra. Diretora Rita Gomes do Nascimento -Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais. Ministério da Educação. Temos expectativa das presenças da Ministra da Cidadania Nilma Lino Gomes e do Sr. Dênis Rodrigues da Silva - Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais. O evento acontecerá de 23 a 25 de maio, no Auditório Vera Janacopulos, na Urca, Rio de Janeiro. No dia do encerramento, os estudantes do grupo de pesquisa apresentarão seminários para a discussão final sobre o tema do evento.

Professora Escritora Cristina da Costa Pereira

Palestra de abertura. Invisibilidade da etnia cigana: estereótipos e discriminação.

Cristina da Costa Pereira é formada em Letras pela UFRJ. Possui experiência de quinze anos na área de Português e Literatura brasileira. Desde 1984, se dedica ao estudo dos povos ciganos. É autora de treze livros, sendo sete sobre ciganos. A ênfase nesse tema demonstra a profunda admiração da escritora sobre tal etnia. Trata as questões culturais e a situação atual dos ciganos no Brasil e no exterior. Ministra palestras em importantes institutos de cultura, como o Instituto Cervantes, e em universidades e escolas. Foi uma das fundadoras do Centro de Estudos Ciganos do Brasil, o primeiro da América Latina (1987-1992).

Ana Lígia Silva Medeiros

Fundação Casa Rui Barbosa

Palestra no dia 24 de maio. A formação do cidadão e biblioteca pública.

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em convênio com o IBICT. Bibliotecária formada pela UNIRIO e Arquivista provisionada. Diretora do Centro de Memória e Informação, da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi Diretora do Centro de Coleções e Serviços ao Leitor/CCSL, da Fundação Biblioteca Nacional. Foi Superintendente de Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro. Dirigiu a Biblioteca do Estado do Rio de Janeiro e foi Diretora do Departamento de Bibliotecas. Presidente da Comissão de Digitalização da Fundação Biblioteca Nacional, foi Vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e membro do Conselho Diretor da Fundação Nacional do livro Infantil e Juvenil.

 

Lucia Alves da Silva Lino

Conselho Regional de Biblioteconomia - CRB-7

Palestra no dia 25 de maio. O CRB-7 e a Biblioteconomia do Rio de Janeiro: uma interação necessária

Mestre em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ). Assistente em C&T no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989). Tem experiência na área de Biblioteconomia, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de biblioteca, coleções especiais, mediação de leitura e inclusão digital.

Ana Luíza Vieira Freitas. Denizard Costa da Silva. Elesbão Oliveira de Matos. Geisa Elena Rodrigues Maciel. Katia Leal. Luiz Felipe Soares Cauduro. Pedro Saldanha Ferreira. Rodrigo Armada Señorans. Sônia Maria Rodrigues Guedes. Samantha Duarte. Vilielen Felipe. Yasmin Lemos

Dia 25 de maio: Seminários. Apresentação do grupo de Pesquisa. Inclusão de valores da Comunidade Cigana na educação, bibliotecas e centros de cultura.

Prof. Marcos Luiz Rodrigues Arraiol

Palestra no dia 24 de maio. Um bate-papo sobre ciganos.

Professor de Educação Infantil, pertence à etnia cigana, do grupo Calon. Poeta e escritor, foi presidente do Centro de Estudos Ciganos do Brasil (1991-1992). Foi nômade por vinte e cinco anos e hoje é seminômade. Tem bom relacionamento com todos os ciganos (Calon, Kaldaracha, Matchuaia etc.) Luta pelos direitos dos ciganos no combate ao preconceito. Atualmente, busca um caminho metodológico para a alfabetização dos ciganos sedentários.

EDUARDO ALENTEJO

Professor da UNIRIO

Palestra no dia 24 de maio. Poder e Comunidade: inclusão de valores das comunidades ciganas nas bibliotecas públicas

Bacharel Bibliotecário formado pela Escola de Biblioteconomia da UNIRIO, possui mestrado em Memória Social e Documento pela UNIRIO e Doutorado em Ciência da Informação pela UnB. Desde 2006, atua como docente da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO, ministrando disciplinas de sua especialidade: Bibliografia, Documentação, Controle Bibliográfico, Biblioteconomia Digital. Atualmente, é Coordenador Pedagógico do Bacharelado Noturno em Biblioteconomia. Possui experiência no campo do trabalho bibliográfico, documentação e memória. Coordena o Grupo de Pesquisa Brazil Multicultural sob o título: Inclusão de valores sociais às comunidades Quilombolas, Indígenas, Ciganas e LGBT pelo acesso aos bens culturais e bibliotecas públicas do Brasil, com doze estudantes, na categoria de bolsistas voluntários.

 

Sibyla Rudana Barenco

Diretora na empresa Mandala Espaço Cultural

Palestra no dia 24 de maio. A tradição Cigana no Brasil.

Professora de Letras da Rede de Ensino do Estado por dez anos, graduada em Letras (Português-Espanhol) pela Uniflu e pós-graduada em Língua Portuguesa. Escritora, Palestrante e Professora da área de Administração, Gestão de Pessoas e Comunicação para os cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento profissional. Organizadora de eventos empresariais, culturais e holísticos.  Estudante Rosacruz AMORC e Martinista. 

Os estudantes são alunos do Curso de Bacharelado e Licenciatura da UNIRIO. Eles fazem parte do grupo de Pesquisa Brazil Multicultural. De modo voluntário, estão engajados com as questões relacionadas à inclusão de valores sociais das denominadas comunidades tradicionais. Demonstram preocupação com o futuro da Biblioteca Pública sob o enfoque de ser ela inclusiva a todos os cidadãos. Isto é, Bibliotecas para todos. Desse modo, seguem os dispositivos legais e administrativos brasileiros fecundados pela Constituição Federal do Brasil e dos Direitos Humanos.

1
2
3
4
5
6
7
8
bottom of page